segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O Kula

O Kula é uma extensa forma de comercio de caráter intertribal praticada por comunidades localizadas em um largo anel de ilhas, formando um circuito fechado. No mapa abaixo, esse circuito está representando pelas linhas que unem as diversas ilhas ao norte e a leste do extremo oriental da Nova Guiné. Ao longo dessa rota, duas espécies de artigos - e apenas essas - viajam constantemente em direções opostas. 



Uma delas - os longos colares de conchas vermelhas denominados soulava - segue no sentido dos ponteiros do relógio.


Resultado de imagem para soulavaImagem relacionadaResultado de imagem para soulava


 A outra - os braceletes de conchas brancas denominados mwali - segue no sentido oposto.









 Todos os movimentos dos artigos do Kula, todos os detalhes de cada transação são fixados e regulamentados por um conjunto de regras e convenções tradicionais, sendo que alguns atos são acompanhados de elaborados rituais e cerimônias públicas.





     Malinowski foi um dos primeiros antropólogos a propor uma interpretação teórica seguida ao trabalho de campo. Para essse autor acima do valor estético e advindo do trabalho empregado na confecção dos objetos dessa troca ritual está a oportunidade, que esta proporciona, de se estabelecer relações sociais e ganhar prestígio social. Os costumes e tradições que acompanham esta troca de presentes é cuidadosamente pré-escrito no sistema cultural das pessoas nele envolvidas, especialmente no que diz respeito as relações doador–receptor/receptor-doador. A aliança de doações implica relações de correspondência, hospitalidade, proteção e assistência mútua. Os líderes mais importantes do Kula podem ter centenas de parceiros em troca, enquanto os homens com menor status na sociedade têm geralmente uma dúzia deles, dependendo do tamanho de suas redes sociais.

Resultado de imagem para malinowskiResultado de imagem para malinowski

Pioneiro do método de observação-participante e do paradigma funcionalista, Bronislaw Malinowski consolidou a antropologia como uma disciplina acadêmica com objeto, método, teoria e instituições próprios. Foi mentor da primeira geração “científica” de antropólogos britânicos, influenciando também seus colegas norte-americanos e franceses.


links para videos sobre o Kula:



REFERÊNCIA

 MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos de Nova Guiné Melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1976. 436 p. (Pensadores(os); v43)

Um comentário: