segunda-feira, 21 de agosto de 2017

James Frazer



James Frazer 


Frazer estudou na Universidade de Glasgow e no Trinity College, da Universidade de Cambridge. Foi nesta última instituição que ele escreveu sua obra mais importante, The Golden Bough; a Study in Magic and Religion ("O ramo de ouro", 1890).


Livro: O Ramo de Ouro

"O ramo de ouro" é uma obra alentada (12 volumes na edição final, concluída em 1915), onde o autor faz um estudo comparativo dos mitos e do folclore de várias sociedades, e levanta a tese de que o pensamento humano evoluiu de um estágio mágico para outro religioso, e daí para um nível científico. Esta tese foi logo refutada por outros antropólogos, mas a distinção feita por Frazer entre magia e religião, ainda é aceita: na magia, o utilizador tenta controlar através de "técnicas" o mundo e os acontecimentos, enquanto que na religião, ele requisita o auxílio a espíritos e divindades.

Estudo sobre:

Magia



Religião 





Ciência 






folclore 



O bode expiatório



Frazer era fascinado pela mitologia Grega 


Nunca fez pesquisa de campo. Recebia relatórios de missionários e administradores do império sobre costumes, hábitos e crenças dos habitantes locais.


Referências 

SOARES, Juan.  “O Ramo de Ouro- James Frazer”. Disponível em: http://antropologiaculturaesociedade.blogspot.com.br/2016/05/blog-post.html. Data de acesso: 04/09/2017

PONZONI, Silvia et al. O conflito criacionista e evolucionista no Brasil. Disponível em: http://www.bulevoador.com.br/2012/11/o-conflito-criacionista-e-evolucionista-no-brasil/. Data de acesso: 04/09/2017

Wikipédia. James Frazer. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Frazer. Data de acesso: 04/09/2017


Um comentário: